terça-feira, 24 de novembro de 2020

REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA 🖥️

Olá Pessoal, vamos conversar um pouco sobre a Realidade Virtual?

A Realidade Virtual trata-se de uma interface tecnológica muito interessante, que pode ser uma excelente ferramenta a ser explorada nos processos de ensino-aprendizagem e podem configurar-se em determinadas situações, como uma ótima alternativa neste cenário atual (de acordo com a realidade na qual o aluno está inserido). Importante destacar que, este recurso oportuniza interações e imersões dos discentes a ambientes tridimensionais gerados por computador, podendo desta maneira oportunizar experiências de aprendizagem ricas e diversificadas. 

Excelente exemplo do uso de Realidade Virtual na Educação 📝

Dando continuidade ao processo de troca de experiências almejados por esse Blog, abaixo gostaria de compartilhar esse relato de experiência, sobre o uso desse recurso no âmbito escolar, ocorrida por meio de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com o Google por meio do uso do aplicativo Google Expedition:



 
Por mais que algumas falas dos diretor do Google Education sejam equivocadas,  o importante no vídeo é o sucesso perceptível do uso do recurso da realidade virtual em sala de aula, através do relato de experiência da professora Ana Paula de Ciências e Matemática que conseguiu incluir a ferramenta de maneira contextualizada ás suas aulas e, o relato dos alunos, ao apontar as oportunidades de interação únicas experienciadas por eles de forma aprofundada por meio do recurso, que em suma não ocorreriam sem o uso do mesmo. Além de tudo, o projeto possibilitou o acesso de muitos alunos que vivem em periferias a vivência com a realidade virtual, fato que para muitos não seria possível. 

Logo, este vídeo nos leva a refletir sobre como seria possível a introdução deste recurso em sala de aula? Porque sabemos que a ferramenta possui um custo e que o cenário de muitas escolas brasileiras é de falta de recursos. 

INDICAÇÃO:

Pensando nessa falta de recuso das instituições escolares brasileiras, compartilharemos a seguir a dica de hoje, que é um vídeo do canal One Day Code, que demonstra como é feito um óculos de papelão (com custo em torno de R$ 5,00 reais), que torna-se muito mais acessível que comprar o óculos de realidade virtual propriamente dito (as versões mais baratas custam em torno de R$ 54,90).


Molde:

Essa seria uma excelente opção para inserir essa tecnologia em espaços escolares que não possuem recursos para a compra desta ferramenta.  Além disso, o aplicativo Google Expedition é gratuito e disponibiliza cerca de 800 expedições em Realidade Virtual, para serem usadas em sala de aula. Então fica aqui uma excelente dica, a ser explorada como possibilidade de inserção nas aulas, para a abordagem de diversos conteúdos, espero que tenham gostado!

Agora conte-nos aqui um pouco sobre suas experiências com Realidade Virtual, já usaram? Usariam? Relate nos comentários o que achou desta dica, ficamos felizes por essa oportunidade de diálogo.

Agora vamos dialogar sobre outro excelente recurso: a Realidade Aumentada:

A Realidade Aumentada é outra tecnologia inovadora e interativa que se difere da virtual, pois esse recurso trata-se de um ambiente real no qual são inseridos elementos e informações virtuais. A Realidade Aumentada, pode ser mais uma aliada para os professores explorarem neste cenário pandêmico, podendo ser mais acessível (não há necessidade de uso de óculos específicos), disponível em uma série de aplicativos, muito deles gratuitos e por requerer apenas a necessidade de dispor de acesso á um computador, celular ou tablet, sendo os dois últimos, os dispositivos mais acessíveis para muitos dos brasileiros, como já destacado neste Blog. Mas como já destacamos o uso de qualquer recurso tecnológico no âmbito educacional, deve ocorrer conjuntamente com a inovação pedagógica para favorecer o processo de ensino aprendizagem dos alunos, para que esse seja significativo aos discentes.

Excelente exemplo do uso de Realidade Aumentada na Educação 📝

A segunda vivência pedagógica que gostaríamos de compartilhar é um vídeo do professor Lucas Vale, que em seu canal demonstra sua experiência em explorar o recurso tecnológico de realidade aumentada em sala de aula, desta forma ele partilha conosco a ferramenta usada e como usá-la. O aplicativo usado é o Assemblr, que já possui alguns recursos disponibilizados gratuitamente, porém há a possibilidade de criação de seu próprio conteúdo em realidade aumentada para ser usado em sala de aula, como podem evidenciar abaixo:



O Assemblr é um aplicativo excelente pois gratuitamente, o professor consegue a possibilidade de criar seu conteúdo específico em realidade aumentada, podendo até mesmo ser explorado pelos alunos e construídos em interação de alunos com o professor! Cabe elucidar que atualmente muitos alunos possuem familiaridade com a realidade aumentada, desta maneira torna-se interessante, conhecer os aplicativos usados pelos alunos (alguns exemplos como: Pokemón Go, Harry Potter, Fnaf ar Special Delivery etc.)  e refletir sobre a possibilidade de incluí-los e explorá-los dentro de sala de aula, pois os conhecimentos prévios dos alunos são sempre relevantes. 

Portanto, fica ai então o passo a passo narrado pelo querido professor Lucas Vale! Por gentileza diga-nos se já usou ou usaria a realidade aumentada em sala de aula? Compartilhe suas experiências conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário