Pessoal, viemos compartilhar com vocês uma primeira dica maravilhosa!
Nós sabemos que com o surgimento da pandemia, o cenário habitual do cotidiano escolar necessitou de uma grande ressignificação e adaptações para este "novo normal", desta maneira muitos professores apresentaram dificuldades e dúvidas ao se depararem com a necessidade de trabalhar com as Tecnologias Digitais, o que é normal, pois muitos não possuem familiaridade com esses recursos. Por esta razão, um material de excelência foi construído com o objetivo de auxiliar os professores no uso dessas tecnologias, por meio das metodologias ativas, trata-se de um guia prático lançado pela Editora UFLA, com autoria de Alexandre José de Carvalho Silva. A obra está disponível para download gratuito, no repositório institucional da UFLA.
Para mais informações acesse: https://bit.ly/31TMkxe
Gostaram da dica? Já conheciam o material? Respondam aqui nos comentários pra gente!
📖 Deixando outra dica incrível pra vocês
Vamos compartilhar um exemplo maravilhoso apontado neste guia do Alexandre José de Carvalho Silva, que é a Gamificação que segundo o mesmo "é a utilização de elementos ou estratégias de jogos como atividades no processo de ensino aprendizagem" (p.57).
Antes de mais nada é importante dizer que antes de abordar o jogo digital no âmbito escolar, torna-se interessante que se entenda a complexidade do fenômeno do Jogo, desta forma deixarei algumas dicas de leitura de clássicos, para aqueles que se interessam pelo assunto.
A leitura desta três obras é extremamente relevante para ampliação da perspectiva da importância do jogo e para pensá-lo de maneira crítica dentro do contexto escolar.
Jogos digitais Educacionais 🕹️
Retornando aos jogos digitais, que são softwares de entretenimento, que estão no cotidiano de muitos alunos e por esta razão podem ser muito atrativos ao serem usados em sala de aula. Cabe destacar que, existe a necessidade desses jogos dialogarem de maneira coerente com os conteúdos trabalhados, para que não seja incluso de maneira descontextualizada.
Por tudo isso, o excelente exemplo presente no guia é um site de jogos relacionados a uma área de nosso interesse, por se constituir como um momento relevante na trajetória educacional de todo o discente, que é a alfabetização. O nome do site é Escola Games, que possui diversos jogos sobre a alfabetização, distribuídos em três níveis de dificuldade, podendo desta forma, ainda mais neste cenário pandêmico, constituir-se com uma excelente alternativa e instrumento para os professores durante esta etapa escolar, o site está disponível em: www.escolagames.com.br.
Um jogo que chamou muito nossa atenção que deixaremos de exemplo ilustrado, (pois uma de nós trabalha em um projeto de alfabetização com a professora Francine), que pode ser usado como uma excelente ferramenta de apoio como atividade durante o processo de alfabetização de alunos é o jogo "Forma Palavras", que a caráter de ilustração segue abaixo:
Porém, o site apresenta diversas opções que podem se enquadrar á especificidade dos alunos e referente a outros diversos conteúdos presentes no âmbito escolar, por isso professor fique a vontade para explorar as tantas possibilidades pedagógicas presentes nesse recurso digital.
Essas são algumas possibilidades a serem utilizadas dentro de sala de aula, mas existem muitos outros jogos para serem explorados, por favor comente aqui se gostou da dica, se tem facilidade no uso de jogos como recurso pedagógico, divida conosco um pouco de suas experiências é sempre bom conhecer um pouco melhor todos vocês!
Para aqueles que possuem interesse em criar sua própria versão de jogos educativos, em prol de uma construção conjunta em diálogo entre professor e alunos, possibilitando assim durante este processo, que a interface e objetivos dos jogos se adaptem ás sugestões e especificidades dos discentes. Deixo aqui a indicação de um vídeo sensacional disponibilizado no canal da professora Pri Geo, que compartilha conosco sua experiência em criação de jogos, espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário