Vamos conversar um pouco sobre as Redes Sociais?
Alguns bons exemplos de Redes Sociais são: o Facebook, Instagram, Twitter entre outros, que são ambientes interativos pelos quais as pessoas se comunicam, publicam fotos, pensamentos, ideais e muitas outras coisas, não possuindo limitantes geográficos ou temporais. As Redes Sociais tratam-se no contexto escolar de um assunto delicado, pois muitos professores ainda sentem-se receosos no uso dessas ferramentas. Porém, não é novidade alguma, o quanto as pessoas atualmente em seu cotidiano estão envolvidas na rede como um todo.
Desta forma podemos destacar o quanto a Rede está imbricada em nosso dia-a-dia, pari passu como as Redes sociais. Logo, torna-se relevante refletirmos sobre o uso deste recurso no âmbito escolar, pois nossos alunos a cada dia estão mais familiarizados e imersos na experiência dinâmica oportunizada por estas ferramentas.
Por isso, dando continuidade ao foco do nosso Blog de compartilhamento de experiências, iremos dividir com vocês um relato sobre o uso do Facebook, enquanto rede social na escola, trabalho intitulado "Facebook: uma ferramenta pedagógica? explorando as possibilidades educacionais da rede social" de Mariane Del Carmen da Costa Diaz e Elena Martins Ignácio. As professoras relatam sua experiência em relação ao mote e compartilham em seu trabalho informações muito relevantes sobre o uso das redes sociais, a caráter de curiosidade segue a figura abaixo presente no texto de relato das autoras:
Foram tais dados que despertaram nas professoras a vontade de pensar no uso das redes sociais na escola, enquanto ferramentas pedagógicas. Pois de acordo com as autoras:
"Logo, podemos pensar a rede social como um espaço de socialização e compartilhamento de informações e saberes, que pode ser dialogado com a escola na perspectiva de conhecer nossos alunos não só no âmbito pessoal, de interesses, mas, compreender também qual a relação dos alunos com essas informações que são, cotidianamente, compartilhadas (p. 5)".
-Mariane Del Carmen da Costa Diaz e Elena Martins Ignácio.
As autoras corroboram em seu trabalho a nossa afirmação sobre o receio e resistência em relação ao uso das redes sociais no âmbito escolar, ao explicitarem que ainda hoje muitas escolas brasileiras tem um bloqueio para as Redes Sociais, entre elas o Facebook 📵. Portanto é notório que as Redes Sociais em suma, não são entendidas como ferramentas pedagógicas. Em contrapartida, as autoras reconhecendo a presença dos discentes na rede, exploraram o uso da mesma enquanto possível ferramenta pedagógica ao criar um espaço virtual de aprendizagem no Facebook, com intuito de intensificar as discussões ocorridas em sala de aula, por meio de compartilhamento de informações e conteúdos relacionados á História e Geografia a alunos do 5º ano, como ilustrado abaixo:
Os conteúdos trabalhados no Facebook foram disponibilizados como: histórias em quadrinhos, desenhos animados, imagens, vídeos, jogos, figuras, áudios e infográficos. Tais recursos foram disponibilizados, para promover fóruns de discussão sobre tais conteúdos na página da rede social, que se estendiam pra dentro de sala de aula e vice e versa. Segundo as autoras, tratam-se de "uma oportunidade de interagir e dialogar para além dos "muros da escola" com os conhecimentos que nos circundam, que estão no nosso cotidiano (p. 9)".
Além disso o espaço no facebook foi usado para que os aprendentes compartilhassem também informações sobre os conteúdos, divulgar suas próprias produções, realizar atividades coletivas, assim como questionar e tirar dúvidas com as professoras.
Outro fim pedagógico do Facebook apontado pelas autoras é o da Formação continuada por meio da rede social, através do compartilhamento de experiências, materiais, numa estrutura muito similar a proposta de nosso Blog. Um exemplo que elas apontam é o Grupo de Facebook, chamado "Educação além das fronteiras".
Por tudo apresentado no trabalho de Mariane Del Carmen da Costa Diaz e Elena Martins Ignácio, fica evidente a potencialidade do uso do Facebook com fins pedagógicos, podendo atualmente, ser pensado como mais uma ferramenta de auxílio para professores em suas práticas pedagógicas no ensino remoto, por possibilitar a interatividade por meio da integração de diversos recursos midiáticos como imagem, vídeo, áudio, texto e hipertexto. Tais recursos podem favorecer se bem empregados o processo de aprendizagem dos alunos, por se tratar de uma ferramenta, que em suma os alunos possuem familiaridade e por está razão dominam o uso da mesma.
💬 COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS:
"Ao ler o relato de Mariane Del Carmen da Costa Diaz e Elena Martins Ignácio, encontrei muitas proximidades das experiências retratadas ali e minhas vivências pessoais, pois recordei-me do meu primeiro contato com o uso do Facebook com fins pedagógicos, que foi em torno de uns 8 anos atrás por incentivo de algumas disciplinas vivenciadas na Ufla, desta forma, criamos grupos nessa rede social, para compartilharmos vivências, conteúdos, esclarecer algumas dúvidas em relação aos conteúdos com os respectivos professores, por isso o Facebook durante toda a minha graduação tornou-se extremamente significativo e relevante, pois seu uso de maneira contextualizada e dotada de uma inovação pedagógica conjunta, agregou muito ao longo do meu processo formativo! Por esta razão até hoje quando possível, busco explorar o uso pedagógico das redes sociais em sala de aula, por se tratarem de ferramentas as quais o aluno trazem um rico arcabouço de vivências para serem consideradas."
-Angélica de Souza
📖 DICA DE LEITURA:
Indicamos muito a leitura deste trabalho na íntegra - "Facebook: uma ferramenta pedagógica? explorando as possibilidades educacionais da rede social" de Mariane Del Carmen da Costa Diaz e Elena Martins Ignácio - o documento pode ser encontrado em:
https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/tramas/article/view/180.
Esperamos que tenham gostado do material disponibilizado. Deixe aqui nos comentários o que acharam da postagem de hoje, já usaram as Redes Sociais dentro de sala? Qual e como?
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