terça-feira, 17 de novembro de 2020

NOVA DICA 📝

JÁ OUVIRAM FALAR SOBRE APRENDIZAGEM VICÁRIA?

Nós entendemos por aprendizagem vicária, o aprender com a experiência do outro, observando comportamentos do outro. Logo, podemos destacar a relevância deste processo na construção de nossa Identidade docente. Quem ai não aprendeu algo ao interagir ou observar o outro? Seja um amigo, um familiar e até o comportamento de nossos próprios professores? Por isso achamos de suma relevância o compartilhamento de experiências, por tratar-se de uma oportunidade também de aprendizagem.

Desta forma dando continuidade a dicas relacionadas às tecnologias digitais, tão comentadas e usadas neste ano, iremos compartilhar com vocês uma dissertação de mestrado, realizada por Juliana Ferreira Blandino e apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciência e Letras - Unesp/Araraquara. Trabalho intitulado de "O uso de objetos de aprendizagem como recurso de apoio ás dificuldades na Alfabetização", no qual a autora relata sua experiência ao utilizar os objetos de aprendizagem em sala de aula, podendo assim aprendermos um pouco sobre o mote, por meio da vivência decorrida da pesquisa desta autora.

Mas o que seriam estes objetos de aprendizagem (OAs)? 

a norma do IEEE, “um objeto de aprendizagem é definido como qualquer entidade, digital ou não, que possa ser usada para  aprendizagem, educação ou treinamento”.

Logo, a autora investigou se os objetos de aprendizagem contribuíam no processo de ensino aprendizagem, para que o mesmo fosse mais contextualizado, lúdico e interativo e sua influência em relação aos alunos com dificuldades no processo de alfabetização. No trabalho da autora existem diversos exemplos de OAs, que foram aplicados na execução da pesquisa, após análise dos dados foi evidenciado que tratou-se de uma experiência muito positiva, pois os alunos progrediram de forma significativa em seu processo de Alfabetização. 

Exemplo de Objeto de Aprendizagem

Entre todos os OAs selecionados pela pesquisadora, escolhemos um muito interessante para ilustrarmos aqui em nosso Blog, o "Aprendendo o Alfabeto", disponível gratuitamente no Google Play, configura-se como um OA de fácil acesso podendo ser baixado em celulares e tablets que normalmente são dispositivos de fácil acesso para grande parte da população, o que facilitaria seu uso em nosso cenário atual, no qual as aulas ocorrem remotamente.


A Juliana Ferreira Blandino constrói uma ficha de avaliação para cada OA que ela utilizou em sua pesquisa, essas fichas auxiliam muito na compreensão de cada um desses objetos, a título de curiosidade, abaixo segue parte da ficha de "Aprendendo o Alfabeto":


Esse OA "Aprendendo o Alfabeto", constitui-se como um excelente recurso no processo de alfabetização, ainda mais quando direcionados aos alunos que apresentam dificuldades. Juliana apontou que "neste exercício os alunos utilizaram bastante o recurso da voz para identificar o nome das letras. Provando a eficácia da atividade com relação à parte sonora, pois os alunos não queriam apenas estourar os balões e passar para outra letra, mas eles desejavam saber o nome de cada letra" (p.49). Além disso, outros OAs são usados pela autora e poderão também ser explorados em sala de aula, com base no contexto,  especificidade dos alunos e objetivos a serem alcançados, como:
  • Alfabeto melado
  • ABCDário 
  • Learning
  • Memória para as crianças
  • Letras e formação de palavras


📖 DICA DE LEITURA:

Recomendamos a todos a leitura na íntegra desse excelente material, que relata uma experiência pedagógica tão rica, a versão completa do material está disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/141484.

💬 COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS:

"Gostaria de compartilhar com todos a minha primeira experiência de construção de um OA, foi a muitos anos atrás e a temática abordada foi sobre sexualidade, gênero e principalmente o machismo. O OA foi construído como requisito avaliativo de uma das disciplinas que cursei na Ufla e posteriormente usado em sala de aula, propiciando discussões com os discentes nas aulas do PIBID. Trata-se de uma tentativa de narrar uma animação com a ajuda de meus colegas, assim como ao final do vídeo ressaltar algumas questões sobre gênero e machismo, este material poderia depois posteriormente continuar a ser usado com outras turmas, porém como poderão evidenciar, trata-se de uma material muito simples, que foi criado a seis anos atrás, esta primeira tentativa foi muito interessante e relevante em meu processo formativo. Vale destacar que, os OAs podem ser também materiais impressos, vídeos, animações entre outros, podendo estas unidades de ensino serem reutilizadas posteriormente."

"Fico muito feliz de poder compartilhar este material com vocês, apesar da simplicidade e da edição não ser das melhores, pois foi um dos momentos que me desafiei durante a minha primeira graduação! Fica aqui minha gratidão a todos os meus colegas que participaram da construção deste material (Wellington, Paula, Samara e Guilherme)!" 

- Angélica de Souza



Agora divida conosco, suas experiências com OAs, podendo ser digitais ou não, compartilhe conosco o que achou desta pesquisa, do exemplo que selecionamos (Aprendendo o Alfabeto e os demais OAs), já usaram ou usariam em sala? Ficamos felizes ao conhecer um pouco das vivências e opiniões de vocês, além da possibilidade de dialogarmos sobre as práticas pedagógicas compartilhadas.

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