O que entendemos por ensino interacionista?
De princípio torna-se importante elucidarmos de forma breve, esta perspectiva epistemológica, do interacionismo, segundo a qual o conhecimento nasce e decorre a partir da relação entre sujeito e objeto, parte da premissa que o sujeito se constrói. O conhecimento nasce da interação sujeito e objeto, e desta relação se constrói o sujeito social e epistêmico.
Quem seria Paulo Freire?
Parece uma pergunta desnecessária, no entanto torna-se relevante destacá-lo uma vez que suas obras embasarão muitas das postagem que aqui serão realizadas. Este pernambucano, um dos principais expoentes da abordagem de ensino interacionista sociocultural, célebre educador brasileiro, defensor da educação em prol da conscientização, libertação e esperança. Autor de inúmeros livros relacionados à educação pautados num olhar extremamente humano. Na acepção de Paulo Freire a dialogicidade é uma necessidade existencial, pois o diálogo é uma relação horizontal, o encontro dos homens para ser mais, mediatizados pelo mundo, para designá-lo. A dialogicidade seria o caminho no qual os homens encontram seu significado, por meio da reflexão e a ação indissociáveis (práxis). O diálogo na prática pedagógica é essencial, porque sem ele, não há comunicação e sem esta não há educação verdadeira, sendo assim o primeiro passo para a educação como prática da liberdade, seria o diálogo, como possibilidade de desenvolvimento de uma consciência crítica da realidade. Nesse Blog almejamos um diálogo com os professores, como um espaço de partilha entre os mesmos de dicas, sentimentos e experiências, para que na construção de sua identidade profissional, não sintam-se sozinhos ou abandonados e que sintam-se aqui confortáveis para dialogar.
"O educador não é um ser invulnerável. É tão gente, tão sentimento e emoção quanto o educando." - Paulo Freire
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