terça-feira, 1 de dezembro de 2020

O USO PEDAGÓGICO DAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS 🎥

Olá pessoal, hoje gostaríamos de continuar o diálogo com todos vocês sobre experiências com uso de recursos tecnológicos com fins pedagógicos. Nesta ocasião abordaremos recursos tão presentes na vida de todos - as Mídias Audiovisuais - que se estendem ao contexto escolar, por exemplo como os comumentes usados: vídeos, filmes, vídeoaulas entre outros. 

Primeiramente iremos destacar o uso do Vídeo na escola, a utilização deste recurso dentro de sala de aula não é novidade, pois a reprodução de imagens em movimento já vem sendo usada a alguns anos na escola e vem crescendo ainda mais com a acessibilidade aos seus meios de reprodução como os computadores, celulares e tablets. Somado a tudo isso, há também a facilidade de acesso a plataformas de compartilhamento de vídeos gratuitos, como o popular You Tube, que trata-se de um recurso que dispõe de uma gama gigantesca de vídeos de diversas naturezas, que facilita a divulgação e propagação de diversos conteúdos que tornam-se acessíveis a uma grande parte da população brasileira. A aplicabilidade dos vídeos disponibilizados na plataforma do You Tube, para fins educativos não é nenhuma novidade, pois basta que vocês retornem em algumas publicações de nosso Blog que poderão evidenciar o quanto usamos deste recurso para compartilhar conteúdos relevantes com este fim.

Exemplo do uso do recurso de vídeo

Continuaremos explicitando exemplos contidos na plataforma de compartilhamento de vídeos gratuita, o You Tube, por se tratar de uma ferramenta do cotidiano de professores e alunos, por esta razão muitos possuem domínio para explorá-la com facilidade. Como o nosso foco neste Blog é a troca de experiências e narrativas, selecionamos um exemplo para dar início ao fechamento sobre esta discussão sobre o uso de tecnologias digitais no contexto escolar, o vídeo traz a fala de diversos professores de diferentes áreas do conhecimento, retratando o uso do vídeo dentro de sala, além do uso das tecnologias em si de maneira contextualizada no espaço escolar e da postura do professor enquanto o mediador do conhecimento e não detentor do saber, visão em consonância com as perspectivas de Paulo Freire, como brevemente já compartilhamos neste Blog. Trata-se de um vídeo disponível no canal Escola Digital, abaixo segue o vídeo na íntegra para dialogarmos sobre o assunto:


Gostaríamos de salientar algumas experiências compartilhadas pelos professores sobre o uso pedagógico do vídeo, como a fala da professora de Ciências - Cássia Regina, que utiliza o recurso como uma ferramenta pedagógica imbricada a especificidade de ritmos de aprendizagem de cada aluno. O professor João Carlos Lombardi de Educação Física que faz uso do recurso e notou melhorias significativos no emprego da ferramenta em suas aulas, refletindo até mesmo no comportamento dos alunos. No todo, o vídeo traz uma contextualização excelente não apenas sobre o uso do vídeo, mas das tecnologias digitais em geral, fica aqui a nossa dica para que assistam e reflitam sobre o uso das mesmas no contexto escolar.

💬 COMPARTILHADO EXPERIÊNCIAS:

"Abaixo gostaria de compartilhar uma narrativa em formato de vídeo feito pela professora Valderlice Rosa de Souza que me chamou muita atenção e que conversa muito bem com o objetivo do nosso Blog, de que os professores possam dividir experiências, narrativas e sentimentos. A professora explorou a mídia audiovisual muito bem e o vídeo foi apresentado como instrumento avaliativo para uma disciplina - "Formação Docente: Contextos e Práticas", ministrada pela Professora Tânia Romero no Mestrado em Educação da Ufla, no qual eu também participo. A princípio seriam apresentações presenciais, contudo houve a necessidade de adaptações por conta das aulas em formato remoto, dessa maneira Valderlice trouxe sua adaptação de uma narrativa em formato de vídeo curto, agradeço a mesma pela confiança em compartilhar o material conosco aqui em nosso Blog! E fica ilustrado neste nosso espaço, mais uma possibilidade em relação ao uso de vídeo, das tantas que podem ainda ser exploradas por nós!


- Angélica de Souza

 

Espero que tenham gostado do conteúdo compartilhado, vocês já sabem né.... deixem aí nos comentários sua opinião, se já usaram vídeos em suas aulas e como usaram. Compartilhe aqui conosco um pouquinho de sua trajetória de construção da identidade docente, ficamos felizes de poder dialogar!

Agora vamos conversar um pouquinho sobre o uso das Videoaulas?

Devido a pandemia como já conversamos aqui, o isolamento foi inevitável e por está razão o cotidiano de todos foi afetado, no contexto escolar não foi diferente e desta forma, o mais viável e seguro para todos foi a disseminação do uso das Videoaulas. Podemos destacar que, o uso desse recurso a princípio era muito comum no formato de educação a distância principalmente no Ensino Superior, porém o uso de aulas gravadas em formato de vídeo neste ano (2020) cresceu exacerbadamente, por conta de nosso contexto e estendeu-se assim para o Ensino Básico. 

Por esta razão o exemplo de uso pedagógico da videoaula que vamos compartilhar hoje, são as disponibilizados pelo Governo de Minas Gerais, para o Regime de Estudo não Presencial, selecionamos este conteúdo por ser algo presente no cotidiano de muitos professores da rede pública do Estado, pois essas aulas são disponibilizadas em diversos formatos e um dos mais utilizados são as videoaulas disponibilizadas no You tube para que os alunos consigam acessar o conteúdo. Na plataforma o canal onde são disponibilizados os conteúdos se chama - "Se Liga na Educação"- como podem evidenciar na imagem abaixo:

As videoaulas disponibilizadas pelo governo mineiro contemplam diversos níveis de ensino, assim como uma variedade de áreas do conhecimento.

Devido ao longo tempo de uso do deste recursos, existem uma grande quantidade de videoaulas que foram sendo realizadas ao longo do ano, desta forma caso algum aluno tenha dificuldade de encontrar algum material, os mesmos podem ser encontrados no site do governo, onde estão organizadas por datas para facilitar o acesso dos alunos:



A caráter de exemplificação do material fornecido para aprendizagem, segue uma videoaula sobre parlenda disponibilizada pelo governo mineiro:

Essas videoaulas disponibilizadas dividem opiniões dos professores, em relação a qualidade do material fornecido em grande escala pelo governo, pois muitos estão encontrando falhas nas informações vinculadas pelos mesmos. Além destas vídeoaulas disponibilizadas pelo governo, muitos professores buscam construir seu próprio conteúdo em prol de auxiliar os alunos em seu processo de aprendizagem, pois ao construir seu material os professores conseguem contemplar com mais facilidade ás especificidades de seus alunos em suas videoaulas. 

Caso você seja professor aqui da rede mineira ou conheça as aulas gravadas disponilizadas pelo governo, compartilhe conosco o que está achando das vídeoaulas disponibilizadas? Como está sendo esta experiência no cotidiano de vocês? Quais suas sugestões em relação ao material?

DICAS:

Pensando nisso deixaremos algumas dicas para produção independente de videoaulas, para dar um maior suporte aos professores interessados. A primeira dica é um vídeo do canal da Professora Coruja, no qual ela compartilha um pouco dos seus saberes para a gravação de videoaulas/, fornecendo um excelente material de apoio aos professores como poderão ver abaixo:


📖 Dica de Leitura:

Uma indicação de leitura sobre videoaulas que podem auxiliar os professores em suas práticas pedagógicas e na construção de seu próprio material é o capítulo 4 do guia prático lançado pela Editora UFLA, com autoria de Alexandre José de Carvalho Silva, disponível em: http://repositorio.ufla.br/handle/1/42956.

Chegamos ao final de mais uma postagem deixe aqui nos comentários o que achou do material disponível até o momento, gostaram? Possuem sugestões? o que acharam? já usaram videoaulas? Se sim, como foi essa experiência?